quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Os Versos dos Oito Nobres Auspiciosos


Os Versos dos Oito Nobres Auspiciosos

(Mipham Rinpochê)

Om. Homenagem para o Budha, Dharma e a Nobre Sangha. Tudo aquilo que mora nos Reinos Auspiciosos das dez direções, onde todo aparecimento e existência é completamente puro, sua natureza espontaneamente perfeita; possa tudo ser auspicioso para nós!

Pensem em nós, Salvador-rei; Duradouro-poder-que-satisfaz-os-desejos; Sublime Glorioso-ornamento de Amor; Excelência de Fama-e Virtude; Amplamente Renomado Que cuida de todos; Poder Todo Glorioso Exaltado como o monte Meru; Esplendor de Fama Que Ama Todos os Seres; o Lendário-habilitoso que Satisfaz Todos os Desejos; Homenagem a vocês, Oito Sugatas (1), pois somente ouvindo seus nomes já aumenta auspiciosidade e sucesso!

Suave-gloriosa-mocidade, Vajra-portador nobre, Poderoso-de-compassivo-olhar, Infinitivo-amor Protetor, Essência-da-terra, Eliminador-de-obstrução, Essência-de-espaço e Todo o bem mais nobre, Vocês que graciosamente seguram como emblemas a flor Utpala, vajra, loto branco, árvore de Naga, jóia, lua, espada e sol; e são supremos no conceder auspiciosidade e sucesso—Homenagem para vocês, Oito Bodhisattvas(2).

O Guarda-chuva mais precioso, o Auspicioso Dourado Peixe, o Vaso de Bondade que cumpre todos os desejos, a flor Kamala primorosa, a Concha da Fama, o Nó Glorioso da Prosperidade, a Bandeira da Eterna Vitória e a Roda do Domínio—Estes são os Oito Mais Preciosos Emblemas que vocês seguram, ó criadores de delícias, fazendo oferecimentos aos Buddhas de Todas as direções e tempos.

Homenagem a vocês, Oito Deusas Auspiciosas, Deusa do Encanto e as outras (3) —Somente pensando em suas qualidades essenciais faz o sucesso crescer cada vez mais!
Grande Perfeito, Fonte de felicidade, Filho-do-nenhum-desejo, Mil-olhos e os Protetores-da-terra-e seus-acompanhamentos de reis, Nobre de nascimento, Pobre-perspicaz (o senhor dos Nagas) e Filho do Erudito, cada um de vocês que segura seu emblema divino—Roda, tridente, lança, vajra, Vina, espada, stupa e bandeira de vitória—Homenagem para você, Oito Guardiões do Mundo (4) que fazem auspiciosidade e positividade crescer nos três reinos!

Possa o trabalho que estamos começando estar livre de todos os obstáculos e perigos iminentes, encontrando sempre conclusão e crescente sucesso. Traga boa fortuna, prosperidade, felicidade e paz! (3x)

O Conquistador sublime disse que se a pessoa recita esta oração quando se levanta, alcançará todos os seus objetivos do dia; se recita isto antes de dormir, terá sonhos bons; se recita isto quando entra em batalha, será sob todos os aspectos vitorioso; se recita isto quando começa um projeto, seus planos terão sucesso; se recita isto diariamente o seu tempo de vida, sucesso, fama e riqueza aumentarão, a pessoa realizará os objetivos exatamente como planejou, e achará felicidade perfeita; serão purificadas todas as ações negativas e ofuscações, e todos os desejos da pessoa serão cumpridos para a felicidade temporal e última mais alta.

Esta é uma grande guirlanda de jóias que nasceu da mente oceânica de Jampel Gyepai Dorje (Mipham Rinpoche) num tempo perfeito, o terceiro dia do quinto mês, um domingo, pelo ano do Macaco de Fogo, em um momento auspicioso, quando a constelação do Vencedor era dominante.

MANGALAM!


Notas: O nome Sugata, significa literalmente “um ido para felicidades” É sinônimo de Buddha. 2 Manjushri, Vajrapani. Avalokiteshvara. Maitreya. Akashagarbha e Samantabhadra. 3 Deusas da Guirlanda, Canção. Dança. Flores, Incenso. Luz e Perfume.
4 Mahabrahma, Shambhu, Narayana, Sahasrajna; e os quatro Grandes Reis Dhritishtra, Virudhaka, Virupaksha e Vaishravana
.

2 comentários:

  1. Achei no meio dos meus papéis o "Versos às Quatro Categorias dos Oito Seres Nobres Auspiciosos" de Dajmpal Djepe Dordje (Mipam Rinpoche). É um pouco diferente. A cópia foi doada como oferenda por Chagdud Khadro por ocasião dos 100.000 Tsogs de Tara Vermelha em outubro de 2005.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de encontrar este Blog. Obrigada!

    ResponderExcluir

ATISHA - A Luz para o Caminho da Iluminação

  ATISHA - A Luz para o Caminho da Iluminação A Luz para o Caminho da Iluminação por Atisha Dipamkarashrijnana (982-1054) [Tradução de R. Sa...